Em julho, duas datas marcam o calendário automotivo: dia 25, quando celebramos o dia do motorista, e 27, dedicado ao motociclista. Assim, que tal aproveitar essa lembrança para colocar em dia a manutenção do seu veículo? Afinal, manter as peças automotivas em bom estado de conservação é essencial para reduzir os riscos do trânsito.
Aliás, segurança no trânsito é um assunto sério, ao qual todos os motoristas e motociclistas estão expostos diariamente. Tanto que a escolha das datas comemorativas remete a São Cristóvão, protetor dos condutores de veículos. No caso do dia do motociclista, a data também propõe reflexões sobre a importância da conscientização acerca dos riscos.
Quer saber mais sobre essas datas e entender como a manutenção adequada do veículo contribui para elevar a segurança no trânsito? Então, acompanhe nosso post!
Como foi criado o Dia do Motorista?
Dia 25 de julho, como explicamos, é uma data dedicada a São Cristóvão, padroeiro dos motoristas e viajantes. Mas, desde 1968, ela também foi definida como Dia do Motorista, criado por meio do do Decreto nº 63.461, de 21 de outubro do mesmo ano.
Por isso, todos os anos, na época, os órgãos de trânsito de todo o país realizam campanhas educativas. O intuito é alertar motoristas e cidadãos acerca da importância do respeito às leis de trânsito e do comportamento responsável.
Quando surgiu o Dia do Motociclista?
Já o Dia do Motociclista surgiu como uma homenagem, feita pela Honda, ao mecânico de motos Marcus Bernardi, falecido em 27 de julho de 1972. Anos depois, em 1984, o deputado Alcides Franciscatto propôs que a data se tornasse oficial.
A Associação Brasileira de Motociclistas (Abram) também aprovou a data. Assim, desde então, várias campanhas para promoção da segurança acontecem no período.
Qual a importância da manutenção veicular e das peças automotivas para a segurança?
Como você percebeu, o foco das duas datas é a segurança no trânsito. Seja em função de campanhas de conscientização, seja pela lembrança da importância de manter o veículo em dia, a ideia principal é de que tanto o motorista quanto o motociclista invistam na condução responsável.
Isso inclui diversas regras, como uso de cinto de segurança e cadeirinha para transporte infantil, no caso dos veículos, ou uso de capacete, para os motociclistas. Afinal, todos devem seguir a legislação de trânsito. Isso significa respeitar os limites de velocidade, faixas de rolamento e ultrapassagem e locais com circulação de pedestres, entre outros.
Além disso, a manutenção do veículo precisa estar em dia. Um pneu furado, uma pane no motor ou problemas nos freios, por exemplo, colocam tanto o condutor quanto os passageiros e pedestres que circulam nas proximidades em risco.
Por esse motivo, se a revisão do seu veículo, seja um automóvel ou motocicleta, está atrasada, aproveite a lembrança das datas comemorativas para reforçar a segurança! Procure o seu mecânico de confiança e verifique todos os itens do veículo, para garantir o seu correto funcionamento.
Confira também o estado de todas as peças automotivas, para evitar surpresas com panes inesperadas. O bom funcionamento do veículo é um elemento essencial para garantir a segurança no trânsito!
Divulgue essa ideia entre seus contatos, compartilhando nosso post em suas redes sociais! E, não se esqueça, caso precise orçar peças automotivas, conte com o 10km!