Melhor prevenir que remediar: veja como a manutenção do carro pode evitar algumas falhas comuns

A manutenção do carro é um assunto muito importante para o motorista. Assim como qualquer pessoa deve fazer o checkup médico anual e cuidar da saúde, o veículo também precisa deste checkup para funcionar perfeitamente!

Assim, para garantir que seu carro esteja sempre 100%, hoje vamos falar um pouco mais sobre manutenção e mostrar o porquê de ela ser tão importante para evitar os principais problemas apresentados por veículos brasileiros. Continue a leitura!

Benefícios da manutenção automotiva

Além de evitar algumas falhas comuns, a manutenção periódica do carro contribui para manter o trânsito seguro e também diminui a emissão de gases poluentes.

Outro benefício importante é econômico. Afinal, a manutenção preventiva evita despesas extras no caso de uma pane ou outro problema em um momento imprevisto. Tais situações, além de aumentarem o risco de acidentes, normalmente levam à necessidade de reparos emergenciais – normalmente mais caros, justamente pela urgência – e também ao desconforto de ficar sem o veículo até que o conserto seja feito. Isso sem contar o fato de que a manutenção garante um preço melhor de revenda quando o dono decidir trocar de veículo.

E você sabia que é possível fazer a manutenção preventiva em casa mesmo? Existem alguns itens – como faróis, luzes de sinalização, nível do óleo do motor, pneus, entre outros – que podem ser checados pelo motorista periodicamente, para identificar eventuais problemas. O 10km já abordou esse assunto antes e preparou um infográfico exclusivo com todos os detalhes sobre essa análise que pode ser feita pelo proprietário do veículo. Para baixá-lo, clique aqui e conheça os 8 itens de manutenção que podem ser conferidos em casa.

E tenha atenção: sabia que até mesmo um veículo parado na garagem pode apresentar problemas? Existe risco de a bateria descarregar, de mangueiras e correias sofrerem corrosão e até mesmo do combustível no tanque se deteriorar. 

Por isso, especialistas recomendam que o carro seja ligado periodicamente, para evitar problemas e despesas maiores. De acordo com o especialista em manutenção Valdir dos Santos, proprietário da Auto Tech Serviços, o custo da assistência mecânica de um veículo parado por muito tempo pode ficar até 30% mais elevado do que no caso de automóveis que rodam constantemente. Este tema também já foi abordado em detalhes pelo 10km, e você pode conferir as dicas do especialista aqui

Quais as falhas mais comuns causadas pela falta de manutenção do carro?

De acordo com pesquisa do site Elhombre, alguns problemas acontecem em praticamente todos os carros brasileiros, independente da marca. Pensando nisso, abaixo listamos os três principais e algumas dicas sobre manutenção do carro para que você fique sempre tranquilo ao dirigir.

1. Falta de informação técnica

Uma das questões que mais atrapalha o motorista é a falta de informação técnica. Quando não é possível consertar rapidamente um defeito no automóvel, a tendência é de que o proprietário o leve até uma oficina. Entretanto, até os mecânicos sofrem com a dificuldade para encontrar informações, manuais e fluxogramas de diagnóstico.

Isto muitas vezes contribui para que o conserto fique limitado às concessionárias e autorizadas. A redução de opções para serviços e a dificuldade em encontrar peças podem elevar o preço da manutenção do veículo. Marcas como Renault, Citroën, JAC, Chery e Peugeot apresentam estas dificuldades.

Uma dica é sempre manter o manual do veículo dentro do carro e ter o contato de emergência do seguro do veículo ou de uma oficina de confiança.

2. Falha nos amortecedores e suspensão

Muitos modelos, principalmente os populares, apresentam um sistema de suspensão bastante sensível. O motorista sente as trepidações no volante, ruídos ao trocar de marcha e até instabilidade ao pegar rodovias.

Estas falhas podem gerar acidentes com facilidade. Por isso, é fundamental realizar a manutenção das peças e substituição dos amortecedores, que devem ser trocados a cada 10 mil quilômetros rodados.

Este problema pode ser causado pelo próprio desgaste dos componentes. Isso acontece pois as vias apresentam irregularidades e buracos.

Mas, o motorista também pode dirigir preventivamente, evitando o desgaste precoce. Ao passar por buracos, lombadas e desníveis é indicado reduzir a velocidade e a marcha, evitando usar bruscamente os freios.

Dirigir de forma correta também é um ponto importante para evitar problemas no câmbio. Saiba mais a seguir.

3. Problemas no câmbio

Trocar de marcha de forma suave e contínua (da primeira para segunda, da segunda para terceira e assim por diante) é o comportamento indicado para evitar problemas com o câmbio.

O sistema pode desgastar-se com sobrecargas, como descansar os pés no pedal ou não pisar completamente na embreagem.

Para evitar o desgaste da caixa de câmbio é importante manter a lubrificação do sistema com o fluido indicado pelo manual do carro. Assim, lembre-se de verificar a lubrificação do sistema a cada  30 mil km rodados para fluido mineral e até 50 mil km para os sintéticos.

Atenção ao painel faz parte da manutenção do carro

Luzes não indicam apenas as funções do carro, mas também alertas e problemas.

  • Luzes verdes: representam os faróis do carro e aparecem ao ligar o veículo. Em alguns modelos elas podem ser azuis.
  • Luzes amarelas: representam um alerta sobre falha em algum dos componentes. São problemas que não impedem o funcionamento do veículo, mas devem ser verificados antes de comprometer seu carro. Freios, fluídos, injeção eletrônica, hidráulica, parte elétrica e combustível são os principais problemas.
  • Luzes vermelhas: cuidado! As luzes vermelhas representam falhas graves que devem ser verificadas com rapidez. Pare o carro ou encaminhe-se para a mecânica mais próxima.

Faça a manutenção do carro e revisão no prazo correto

Realize as revisões programadas pela concessionária nos carros comprados 0km. Após as três primeiras, realize a manutenção a 6 meses ou a cada 10 mil quilômetros rodados (o que acontecer primeiro). Além disso, fique de olho em nossas recomendações sobre os itens que podem ser observados em casa. 

Esse cuidado, aliás, é uma estratégia para garantir o melhor preço para a reposição de peças. Se perceber que existe algum defeito e que um determinado item precisará ser substituído, nada melhor do que fazer uma pesquisa de preços com calma, antes que a falha efetivamente ocorra, e procurar a ajuda de seu mecânico de confiança. 

Aliás, que tal indicar o 10km para esse profissional e conseguir preços ainda melhores no caso de necessidade de substituição de peças? Além de receber de três a cinco orçamentos, as casas de peças parceiras passam por avaliação e controle, o que garante maior segurança. Já tratamos deste tema em nossa página, veja mais aqui

Se gostou deste artigo, compartilhe em suas redes sociais e ajude outros proprietários de carros a evitarem problemas e garantirem a segurança nas vias.

Artigos recomendados