Todo apaixonado por veículos sabe que a aparência conta muito. A pintura do carro é uma das características essenciais quando queremos saber quão cuidadoso é o seu dono. Também é um atributo muito analisado quando alguém decide comprar um usado.
O surgimento das canetas tira risco e a venda de tintas automotivas na concessionária têm acirrado o tema. Mas ainda existem muitas dúvidas sobre o assunto. A verdade é que, não importa se seu veículo tem tinta à base de água, esmalte, verniz ou poliuretano, algumas orientações serão as mesmas para prevenir problemas com a pintura.
Por isso, hoje, vamos dar algumas dicas imperdíveis dos principais cuidados para manter a lataria de qualquer auto sempre brilhando! Afinal, pra que gastar com a restauração se você pode evitar esses danos?
A pintura do carro sofre com algumas condições climáticas
Um dos grandes vilões para os veículos são o sol e a chuva, somados à falta de cuidado ao escolher um local para estacionar.Parece óbvio, mas a sujeira, a seiva de árvores e até os excrementos de pássaros e outros animais são corrosivos.
Estas condições, somadas à luz direta do sol, causam danos irreversíveis e precisam ser reparados profissionalmente. Os raios UVA fazem com que a tinta absorva a sujeira, umidade, maresia e desbote. Também podem levar ao enferrujamento da lataria. A chuva ácida e o granizo também são um problema.
Portanto, procure estacionar seu veículo na sombra, tenha uma cobertura de carro com proteção UV, cuidado ao estacionar embaixo de árvores ou locais abertos.
Cuidado com a lavagem incorreta
Lavar o carro pode ser um sinal de cuidado, mas nem sempre a boa intenção traz resultados positivos. É fundamental lavar o veículo em intervalos semanais, mas prestando atenção nos produtos usados.
Além de dar prioridade para produtos com baixo PH, você não deve deixar a água com sabão secar. Esponjas, pincéis e panos devem estar sempre muito limpos. Qualquer sujeira, como pequenas partículas, pode arranhar sua pintura, causando prejuízo.
Cera e polimento protegem seu veículo
Cera e polimento são questões que devem ser verificadas de acordo com a indicação do seu modelo de veículo. Para a maioria das tintas, a cera sela a camada superior da pintura, protegendo a lataria.
Entretanto, nem todos os carros devem ser polidos, como por exemplo, os que possuem pintura acrílica. Polidores contem abrasivos e por isso precisam de muito cuidado e uso correto.
Tintas foscas precisam ser cuidadas de maneira diferente. Se este for o seu caso, evite polir, não use selantes e ceras comuns. Cuidado também com lavagens abrasivas.
O momento certo para encerar o carro é quando a água da chuva não escorre mais suavemente pela pintura. De acordo com especialistas em pintura automotiva, encerar duas vezes no ano é suficiente para garantir uma boa conservação do automóvel.
Gostou do artigo de hoje? Lembre-se de ficar atento às dicas: apenas lavar o automóvel de vez em quando não é o suficiente para conservar a pintura.
Curta e siga nossa página no Facebook. Lá também damos dicas incríveis e temos certeza que você vai gostar!