Dia do Automóvel: o brasileiro é mesmo apaixonado por carros

Você sabia que em 13 de maio é comemorado o Dia do Automóvel? A data, uma exclusividade brasileira, tem origem controversa. Enquanto alguns autores defendem que sua criação marca a abertura da primeira estrada pavimentada do Brasil, outros destacam que ela seria uma homenagem ao primeiro carro de passeio fabricado no país.

Independentemente do motivo, uma coisa é fato: nesse 13 de maio, o brasileiro, apaixonado por carros, tem muito a comemorar. A indústria automotiva nacional começa a dar sinais de recuperação e novas tecnologias estão surgindo. O cenário também é promissor para o setor de peças para veículos.

Quer conhecer melhor a origem do Dia do Automóvel e entender as razões das boas expectativas para o mercado automotivo? Então, continue a leitura!

Conheça a origem do Dia do Automóvel

Conforme mencionamos, a origem da data é um tanto polêmica. Ela foi criada pelo Decreto 24.224, de 11 de maio de 1934, assinado pelo então presidente Getúlio Vargas. Existem três versões que explicam a instituição de 13 de maio como o Dia do Automóvel:

  • a mais provável teria sido a inauguração, em 13 de maio de 1926, da primeira estrada pavimentada do país, ligando Duque de Caxias a Petrópolis, no Rio de Janeiro. A estrada, que não utilizava asfalto (que o Brasil não produzia), mas sim placas de concreto, foi iniciativa do Automóvel Clube do Brasil;
  • outra versão é de que a data seria uma homenagem a Bertha Benz, esposa de Karl Benz, um dos criadores do Benz Patent-Motorwagen, primeiro carro a ser comercializado no mundo;
  • a terceira possibilidade é de que a data foi criada para comemorar a produção do Belcar, criado pela Vemag, que foi considerado o primeiro carro de passeio nacional.

Entenda como a paixão por carros impacta o setor automotivo

Não é surpresa para ninguém o fato de que os carros são uma preferência nacional. Afinal, muito mais do que um meio de locomoção, o automóvel representa também um status social e um conforto ao seu proprietário. Por isso, os motoristas costumam cuidar com tanto carinho de seus veículos.

Aliás, já há alguns anos, a Ambev realizou uma pesquisa entre seus consumidores, em parceria com o Instituto Ibope. O resultado mostrou que o carro é realmente importante para boa parte dos brasileiros.

Assim, de olho nesse mercado, as montadoras continuam a investir em pesquisas, para oferecer modelos mais modernos, seguros e eficientes. Apesar da crise econômica enfrentada pelo país nos últimos anos, o setor está recuperando o fôlego.

Os dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), comprovam isso. De acordo com a entidade, as vendas automotivas cresceram 11,4% no primeiro trimestre de 2019, em relação ao mesmo período do ano anterior.

O mercado de peças para veículos também está aquecido, o que demonstra o cuidado do motorista com o seu carro. Conforme um estudo da consultoria McKinsey, divulgado durante a Automec, o setor de reposição de peças automotivas espera movimentar cerca de R$ 142 bilhões até 2022.

Essas estatísticas confirmam o que todo mundo já sabe na prática: o carro é um bem durável e muito importante para o brasileiro. A manutenção do veículo é uma prioridade para os consumidores que desejam garantir o seu bom funcionamento. Entendeu por que o Dia do Automóvel é uma data lembrada pelos brasileiros?

Então,  aproveite e mantenha a manutenção do seu carro em dia. Assim, quando precisar orçar peças para serviços e reparos em seu veículo, consulte o 10Km. Nós ajudamos a cuidar da manutenção do seu automóvel, colocando você em contato direto com os fornecedores mais qualificados do mercado!

Artigos recomendados