Barulho no carro: o que fazer?

Você notou algum barulho no carro nos últimos dias? Fique atento, pois isso provavelmente é indício de algum problema. Ruídos diferentes devem ser vistos como um sinal de alerta e não podem ser negligenciados. 

É fundamental investigar a causa do barulho e verificar se existe necessidade de manutenção ou substituição de alguma peça automotiva. Afinal, quanto antes o problema for diagnosticado e solucionado, menor o risco de um comprometimento mais sério ao veículo. Assim, o custo e o tempo de reparo também tendem a ser menores. 

Quer saber quais são os motivos mais comuns que levam seu carro a apresentar ruídos diferentes? Confira em nosso post!

Quais as principais razões do barulho no carro?

Seu veículo está apresentando algum tipo de ruído diferente? Pode ser um barulho constante e incômodo, ou um som fora do comum ao virar o volante: qualquer situação deve ser investigada antes que o seu carro apresente uma falha mais grave. Além disso, a manutenção preventiva garante a sua segurança.

Segundo o Instituto Scaringella Trânsito, a falta de manutenção pode triplicar o risco de acidentes. Então, fique de olho nas principais razões dos barulhos no carro.

Amortecedores

Ao passar por um buraco ou lombada, seu veículo faz um barulho além do normal e perde a estabilidade? Isso pode ser um sinal de que os amortecedores não estão funcionando corretamente. 

O grande risco disso é que o veículo pode perder estabilidade em curvas ou ter menor aderência no momento da frenagem, o que faz com que seja necessária uma distância maior até a parada total. Isso compromete a segurança do motorista e demais veículos no entorno.

Correia dentada

Se houver perda de tensão da correia dentada, o veículo também apresentará ruídos. Essa peça faz parte do motor e, quando apresenta problemas, pode danificar o cabeçote. 

Se a correia estourar com o veículo em movimento, válvulas e cilindros também podem ser danificados. O carro terá uma parada repentina, também colocando a segurança do motorista e demais veículos em risco. 

Rolamentos

Quando o ruído vem das rodas, é possível que os rolamentos estejam com problemas. O barulho normalmente se inicia fraco, mas vai aumentando conforme o veículo se locomove. Uma falha no rolamento pode travar a roda, fazendo com que o motorista perca o controle do veículo.

Pastilhas de freio

Ao frear, você escuta um barulho agudo? Talvez as pastilhas estejam gastas e precisem ser substituídas. 

Essas peças devem ser trocadas, em média, a cada 30 mil quilômetros. O risco, se não forem substituídas, é de causarem danos ao disco. 

Lubrificação na caixa de direção

A falta de óleo na caixa de direção hidráulica também leva o veículo a emitir ruídos diferentes, como um assobio agudo. O lubrificante deve ser trocado, em média, a cada 10 mil quilômetros, mas, se o barulho surgir antes disso, pode ser um indicativo de vazamento. 

Limpadores de para-brisa

O barulho causado pelos limpadores, normalmente, deve-se ao ressecamento das borrachas das palhetas. Além do risco de arranharem o para-brisa, podem causar dificuldades de visão em dias de chuva. 

Escapamento

Barulho ou trepidação no escapamento indica que uma das peças do sistema está com problemas. Nos veículos nacionais, o sistema de escape normalmente tem quatro partes:

  • coletor;
  • catalisador;
  • silenciador intermediário;
  • silenciador traseiro.

Quando o ruído se torna perceptível, em geral o problema está nos silenciadores, que podem apresentar furos. Nesse caso, a solução é a substituição da peça. Danos no sistema de escape do veículo são sérios, pois levam ao aumento de emissões poluentes e ao maior consumo de combustíveis. 

Vale lembrar que o barulho excessivo do escapamento, aliado à emissão de fumaça, é considerada infração grave (que rende 5 pontos da habilitação do condutor), além de multa.

Essas são algumas das principais causas de barulho no carro. Além delas, pode haver algum problema no ar-condicionado, no alinhamento das rodas ou mesmo nos pneus. A substituição dessas peças automotivas é rápida e, geralmente, de baixo custo. No entanto, se a manutenção não for realizada, o risco é danificar outras partes do veículo e comprometer a segurança do condutor. 

Assim, fique atento a qualquer ruído diferente e providencie a troca da peça o quanto antes. Na hora de comprar o componente, não esqueça de orçar com o 10km. Nós avaliamos todos os fornecedores parceiros inscritos na plataforma, o que garante a credibilidade e a segurança, além do melhor custo-benefício.

Artigos recomendados