3 dicas sobre manutenção preventiva do veículo para evitar sufoco no Carnaval

Já fez a  manutenção preventiva do seu carro para viajar no carnaval com a família? Sabe aquela sensação de que você esqueceu alguma coisa antes de sair? Cuidado, pode ter sido ela.

O assunto, pouco colocado na lista de preparativos pro feriadão, acaba sendo um dos grandes responsáveis por imprevistos. Buscando evitar qualquer problema e garantir a sua segurança e de outros motoristas, o 10Km resolveu dar uma mãozinha para que você viaje tranquilo.

O que é a manutenção preventiva

De forma geral, a manutenção preventiva é aquela conferida em todos os ítens do carro que são vitais para um bom funcionamento. Parte dela pode ser feita por você, a outra você deve deixar para uma oficina:

– Confira se a revisão de fábrica está em dia;

– Confira step e itens de segurança;

– Teste faróis, setas e luzes de ré e de freio;

– Verifique os níveis de água no radiador;

– Observe se não há nenhum vazamento de óleo;

– Examine os pneus: estão carecas ou murchos? Passe no posto e calibre. As pressões recomendadas estão no manual do carro e até na porta do motorista;

– Confira limpadores de parabrisa e jatos de água.

A manutenção preventiva  evita o desgaste do carro e gastos desnecessários com combustível. Faça esta verificação com antecedência de algumas semanas para que o mecânico tenha tempo de fazer qualquer reparo se necessário.

Abaixo você encontra 3 dicas importantes para se atentar.

1 -Alinhamento e balanceamento

O volante anda puxando para algum dos lados? Pneus desgastados só de um lado? Cuidado, sua suspensão pode estar desalinhada. Rodas desbalanceadas, direção desalinhada e até fora das especificações de fábrica são comuns por conta das condições das vias brasileiras.

Quem nunca acabou passando por um buraco por não conseguir desviar a tempo? Por isso esse tópico é essencial. Rangidos e peças soltas também pedem uma visitinha no mecânico. Estas questões são mais fáceis de observar em alta velocidade.

Analise se seus pneus têm sulcos com mais de 1,6 mm de profundidade (teste TWI), menos que isso é necessária a troca.

2 -Quando foi última vez que você trocou a bateria?

Pouca gente lembra-se deste item, pois normalmente só descobre que a vida útil da bateria já era quando fica na mão! Para evitar este problemão é simples: solicite o teste de descarga na bateria, fuga de corrente e recarga do alternador.

Quando as baterias começam falhar, podem também causar defeitos na injeção eletrônica, ignição, painel, alternador e outros.

Alguns aplicativos, além da seguradora, ajudam na hora do perrengue: Reboque.Me, Automove.me carga de bateria 24h e Seu Mecânico.

Outra facilidade são sites especializados em orçamentos de peças de veículos. O 10KM faz os orçamentos das peças que você precisa sem compromisso.  

3- Checklist preventivo para manutenção

Confira o checklist

– Step e pneus;

– Ítens de segurança;

– Faróis, setas e luzes de ré e de freio;

– Fluídos do carro (óleo do motor, fluído de freio e direção hidráulica, água do radiador, líquido de arrefecimento);

– Filtros;

– Mangueiras de combustível;

– Bateria;

– Ignição;

– Limpadores de parabrisa e desembaçadores;

– Ar condicionado e filtro;

– Cabos e correias;

– Velas;

– Freios (pastilhas e lonas, discos e tambores);

– Nível de combustível no reservatório de carros flex;

– Amortecedores e molas;

– Correia dentada, rolamentos e coxim;

– Radiador.

Gostou deste texto? Compartilhe no Facebook com os amigos e a família antes do Carnaval.

Artigos recomendados