Revisão de carros: aprenda como verificar se ela foi bem feita

A cada 10 mil quilômetros é a mesma história: hora de investir na revisão de carros e motos! Apesar de saber os prazos, nem todo proprietário sabe exatamente o que precisa ser feito.

Os serviços feitos da revisão garantem o bom funcionamento do carro por mais tempo e diminuem a desvalorização do veículo. É fundamental verificar o manual do veículo para saber o que é recomendado de acordo com a quilometragem do automóvel, mas também, é de suma importância saber checar a qualidade do trabalho realizado.

Abaixo explicaremos melhor como fazer isso.

O que é verificado e realizado nas primeiras revisões de carros?

A maioria dos modelos, em sua primeira revisão foca nos seguintes itens:

  • Óleo de Motor
  • Anel de Vedação
  • Filtro de Óleo
  • Velas de Ignição
  • Filtro de Ar
  • Líquido de Arrefecimento
  • Filtro de Combustível
  • Filtro do Ar Condicionado
  • Lavagem

5 dicas para saber se a revisão automotiva foi feita corretamente

1. Orçamento detalhado

Já no início, preste bastante atenção nos serviços e peças que constam no orçamento. Principalmente na procedência das peças: se são originais, paralelas, seminovas e em seus valores.

2. Confira os serviços e peças

Verifique quais peças devem ser trocadas, de acordo com o orçamento recebido. Por garantia, faça pequenas marcas naquelas que deverão ser substituídas, como filtros de óleo, ar entre outras.

Confira após o serviço se o que está descrito na nota fiscal foi realmente trocado. Verifique se as peças são realmente novas, ou seja, se nenhuma autopeça com marcas deixou de ser trocada.

3. Óleo e fluídos

Faça a medição dos fluídos, através da checagem do nível com a vareta, ainda na concessionária. Realize este procedimento com o motor do veículo ainda frio – antes da primeira partida no dia e em superfície plana. Confira também os níveis indicados do painel do carro.

4. Checando se os problemas foram resolvidos

É comum que na revisão você solicite o reparo de pequenos problemas de dirigibilidade, ruídos e etc. Não esqueça de observar se o defeito foi corrigido ainda na concessionária ou estabelecimento escolhido, de preferência antes de pagar.

Se o defeito estiver presente somente com o carro em movimento, leve o veículo para andar, no mesmo dia em que tirar o carro da oficina. Em caso de permanência do problema, retorne ao estabelecimento com a nota dos serviços prestados em mãos e peça a correção novamente.

Dica: você pode e deve anotar os itens listados no orçamento e colar o papel no para-brisa do carro. Assim, ao retirar o veículo, você verifica junto ao atendente se tudo foi realizado.

5. Regras da revisão, garantia e reposição de peças

Como proprietário é fundamental que você saiba o que está descrito no contrato da garantia do seu automóvel. Assim, ao realizar a revisão de carros e motos, caso sejam apontadas trocas de peças necessárias ou serviços adicionais, você saberá o que deve ou não aceitar, sem que isso comprometa a garantia do veículo.

Não havendo restrições em contrato, é interessante que você pesquise valores para peças e serviços antes de realizar o serviço.

Aproveite e use o site ou app do 10km para fazer orçamentos das autopeças que o mecânico recomendou na revisão do carro. Economize já!

Artigos recomendados