Pneus desgastados, sem balanceamento ou desalinhados colocam a segurança do veículo – e de seus ocupantes – em risco. Em uma freada brusca, por exemplo, o pneu careca não garante a aderência ao solo, o que faz com que o carro deslize. Em pistas molhadas, o risco é ainda maior, pois pode ocorrer aquaplanagem, quando uma fina camada de água se forma entre os pneus e o solo.
Além dos riscos aumentados, deixar de fazer a manutenção dos pneus pode comprometer o funcionamento de outros componentes do veículo, como a suspensão, ou ainda aumentar o consumo de combustível.
Por isso, confira as nossas dicas para manter os pneus em dia!
O que é um pneu careca?
Os pneus contém barras indicadoras de desgaste (TWI), presentes entre os sulcos da borracha. Quando elas se desgastam e chegam ao mesmo nível da banda de rodagem, o atrito com o solo diminui. De acordo com a Resolução 540/2015 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a banda de rodagem deve ter sulcos com profundidade de 1,6 mm ou superior.
Há situações em que o desgaste é tão grande que aparecem até alguns arames por baixo da borracha, ou bolhas. Neste caso, é essencial substituí-los o quanto antes!
Pneu careca dá multa?
Sim, rodar com pneus carecas é uma infração grave, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro. Além de 5 pontos na carteira, a multa pode ser aplicada a cada um dos pneus com problema (incluindo o estepe) e o veículo corre risco de ser apreendido.
Quais os cuidados de manutenção dos pneus?
É indicado fazer o alinhamento e balanceamento do carro a cada 5 mil quilômetros rodados, além do rodízio dos pneus. Muitas vezes, o desgaste acaba sendo maior em um dos lados, como consequência da falta de balanceamento.
Além disso, a cada 15 dias é importante fazer a calibragem, de acordo com a pressão indicada no manual do veículo.
Vale destacar que mesmo os veículos que permanecem muito tempo parados na garagem precisam da revisão, pois os pneus têm data de validade, que é de 5 anos. Do lado direito da sigla DOT, gravada nas laterais do pneu, está a data de fabricação.
Quando é necessário trocar os pneus?
Um pneu novo dura, em média, de 50 a 60 mil quilômetros de rodagem, ou cerca de 5 anos a partir da data de fabricação, mesmo que o veículo não atinja a quilometragem.
A manutenção adequada aumenta a durabilidade, mas é preciso sempre checar o estado dos pneus para verificar problemas – e isso vale para o estepe também. Imagine ter que trocar um pneu durante uma viagem e descobrir que o reserva está murcho?
Lembre-se que, ao trocar, o ideal é substituir todos os pneus, não apenas o que está mais desgastado.
Qual a diferença entre um pneu novo e um remold?
Na hora da troca, muitos motoristas ficam em dúvida entre um pneu novo e um remold (ou remoldado). Confira as vantagens e desvantagens de cada um antes de escolher o ideal.
Pneus remoldados
- O pneu desgastado recebe uma nova banda de rodagem, sendo reaproveitado. Isso é bom para o meio ambiente, pois reduz a necessidade de descarte, e para seu bolso, em função do preço mais econômico.
- Pneus remolds têm durabilidade menor, de 30 a 35 mil quilômetros.
- Os remoldados podem não oferecer as mesmas condições de segurança dos novos. Aliás, é fundamental explicar que um pneu remold não é a mesma coisa que um pneu recauchutado. Neste segundo caso, apenas a parte desgastada é refeita e o procedimento deve ser utilizado somente em casos de emergência.
Pneus novos
- A grande vantagem, sem dúvida, é a garantia da segurança e a maior durabilidade (desde que o motorista mantenha os cuidados de manutenção adequados. A desvantagem, por sua vez, é o preço mais elevado.
Gostou de saber mais sobre manutenção dos pneus? Então, fique de olho nos seus e aumente a segurança de sua família! Para mais dicas como estas, siga nossas redes sociais! Estamos no Facebook, Instagram e Twitter.