Cuidados com a moto: confira 5 dicas para elevar o desempenho e a segurança

Você sabia que o uso de motos pelos brasileiros está em alta? O veículo é um hobby para muitos motoristas, mas funciona também como alternativa para escapar do trânsito das grandes cidades e até como instrumento de trabalho para muitas pessoas. O uso intenso, no entanto, exige uma rotina de manutenção. Fique atento aos principais cuidados com a moto!

Além do check-up de rotina, para identificar eventuais problemas antes da pane, e do uso de combustíveis de qualidade, vários procedimentos são necessários para garantir o desempenho e segurança de sua moto. Confira em nosso post as principais recomendações!

Saiba mais sobre o mercado nacional de motos

Em 2018, a produção nacional de motos superou 1 milhão de unidades. As vendas também se mantiveram em alta no ano passado, com alta de 17,6%. A explicação para esse crescimento foi a recuperação do crédito, que beneficiou muitos motoristas, e o lançamento de novos modelos.

Os dados divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) mostram não só o reaquecimento do setor, mas também o maior interesse dos motoristas por esse tipo de veículo.

Aliás, um levantamento da Confederação Nacional dos Municípios constatou que em 45% das cidades, o número de motos supera o de carros. Na média nacional, já existe uma moto para cada 7,86 habitantes.

Se você é um dos motoristas que engordam essa estatística, saiba que é fundamental adotar uma rotina de manutenção preventiva, evitando tanto falhas mecânicas quanto acidentes causados por panes no veículo.

Veja o nosso checklist de cuidados com a moto

Além da limpeza regular do veículo, que ajuda a identificar eventuais problemas, é importante adotar uma rotina de cuidados com a moto. Fique atento ao nosso checklist!

1. Pneus em dia

Para garantir a sua segurança, os pneus precisam ser calibrados periodicamente. A pressão de calibragem varia de acordo com a medida do pneu, então é importante consultar o manual do fabricante.

Verifique também o desgaste dos pneus, e em caso de necessidade, faça logo a troca. Um pneu “careca” pode colocar a sua segurança e a de outras pessoas em risco!

2. Troca de óleo

Confira no manual do fabricante a indicação de periodicidade para troca, e prefira um lubrificante sintético, de qualidade.

Além de fazer a troca do óleo vencido, é fundamental também observar o seu nível. Se o consumo se tornar elevado, é necessário investigar a razão. Nesse caso, é preciso observar o local onde a moto fica estacionada, para checar a existência de vazamentos.

Em caso de problemas, procure o seu mecânico de confiança. Pode ser necessário substituir juntas ou verificar se existem trincas, pelas quais o lubrificante esteja vazando. Aproveite para conferir o óleo de câmbio e o radiador, assim como a bateria.

3. Correntes

Para aumentar a vida útil da corrente e do conjunto de transmissão secundária, a lubrificação é fundamental. Para tanto, utilize um spray lubrificante adequado para essa finalidade.

4. Chaves

Cuidado com a sua chave! Em motos com injeção eletrônica, ela contém um chip interno (transponder), que controla todo o sistema do veículo. Quedas, ou mesmo o fato de deixá-la sobre eletroeletrônicos, podem causar danos ao chip ou desprogramá-lo, tornando necessária a visita ao mecânico.

Outro cuidado é com o chaveiro. Você carrega chaves de casa, do trabalho e de outros veículos junto? O peso em excesso pode causar danos ao sistema de ignição.

5. Condução segura

Além do respeito às regras de trânsito, alguns cuidados aumentarão a vida útil de sua moto. Por exemplo, nunca desligue o veículo em uma descida. A razão disso é que, nesse caso, o motor pára de funcionar, mas a transmissão não. As engrenagens continuam operando, porém não recebem a lubrificação necessária, pois o motor foi desligado.

Outro cuidado importante é não esticar as marchas demais, pois isso pode afetar a rotação do motor. Tanto a alta rotação quanto a baixa reduzem a durabilidade do motor.

Por fim, fique atento à embreagem. Quanto menos for usada, mais ela vai durar. Assim, quando parar em um semáforo, por exemplo, deixe o veículo em ponto morto.

Lembre-se sempre de adotar esses cuidados com a moto, para que ela permaneça funcionando de maneira adequada por mais tempo. Afinal, ainda não temos, no Brasil, tecnologias como a recém-divulgada tecnologia alemã de impressão de peças e outros elementos para motos em 3D!

Além disso, quando precisar trocar alguma peça de sua moto, procure o 10Km! Nossa plataforma vai ajudar você a encontrar os melhores fornecedores em pouco tempo. Continue a visita em nossa página e confira como solucionar problemas elétricos em sua moto.

Artigos recomendados