Problemas no freio indicam a necessidade urgente de revisão no sistema. Afinal, sua segurança pode estar em jogo!
Mas, além de acidentes que podem colocar sua vida em risco, falhas no sistema de frenagem causam congestionamentos (decorrentes de colisões ou mesmo parada do veículo para aguardar as equipes de reparo) e podem resultar em multas.
Muita gente não sabe, mas dirigir com os freios desgastados é uma infração de trânsito, que pode ser detectada facilmente pela perícia, no caso de um acidente. A infração se enquadra em falta de manutenção do veículo, de natureza grave, e inclui também problemas com a luz de freio.
Por isso, o 10km listou 8 sinais de alerta, que mostram que algo não está funcionando adequadamente e é hora de procurar um mecânico. Confira!
1. Pedal do freio baixo
Quando você pisa no freio e tem a sensação de que o pedal está mais baixo, o risco de que ele não funcione corretamente é alto. Isso ocorre porque houve desgaste em algum dos componentes, como as pastilhas ou as lonas traseiras, que precisam ser substituídas.
Mas, também é possível que esteja ocorrendo vazamento do fluído de freio — se a causa for esta, o veículo deve ser levado imediatamente para a oficina!
Vale lembrar que quanto mais próximo do assoalho do veículo o pedal estiver, maior o problema do freio.
2. Ruídos como assobio ou rangido também indicam problemas no freio
Quando as pastilhas estão chegando ao fim e encostando em seu suporte, a tendência é de que ao ser acionado, o freio emita algum ruído metálico. Neste caso, além da troca das pastilhas, provavelmente será necessário substituir os discos.
3. Pedal do freio duro
Ao contrário do pedal baixo, a sensação de ter que fazer algum esforço para acionar o freio indica que o hidrovácuo não está funcionando. Essa peça (hidrovácuo) serve, justamente, para que o freio fique mais leve, mas um problema nela não significa, necessariamente, que o sistema de frenagem esteja com algum problema.
4. Vibração excessiva pode ser outro indicador de problemas no freio
Se ao pisar no pedal do freio o motorista notar uma certa vibração, é possível que algum componente do freio (discos ou tambores) estejam empenados.
No entanto, se o veículo tiver o sistema ABS, as vibrações podem ser sentidas em freadas bruscas, especialmente em locais com pouco atrito entre os pneus e o solo (piso molhado, areia, gelo). A vibração, neste caso, decorre da atuação do ABS, que tenta impedir o deslizamento.
5. Trepidação
Não ignore a trepidação (mais forte do que a vidração). Neste caso, é importante verificar se o disco de freio (geralmente instalado nas rodas dianteiras) e os tambores (nas rodas traseiras) estão empenados ou se apresentam gastos além do limite considerado seguro.
6. Instabilidade ao frear
O veículo puxa para um dos lados ao acionar os freios? Caso isso esteja acontecendo, é porque o freio de uma das rodas está atuando com maior intensidade que os demais. Assim, é importante uma visita ao mecânico.
7. Luz do painel acesa
Se a luz de freio do painel de seu veículo está acesa, o risco é de que esteja faltando fluido de freio ou de que as pastilhas estejam gastas. Por isso, é importante verificar o quanto antes!
8. Mau contato também é um dos problemas nos freios ABS
Os freios do tipo ABS contém sensores individuais em cada roda. Assim, o sistema fica mais sujeito a problemas elétricos, como mau contato na fiação, especialmente quando há umidade. Além disso, também há a possibilidade de interferência eletromagnética.
Agora que você já sabe quais são os mais comuns problemas no freio dos carros, tenha atenção aos sinais para evitar riscos de acidentes. Quer saber mais sobre o sistema de frenagem do veículo e seus principais componentes? Confira os detalhes em nosso post!