Kit de amortecedor: o que é e quando fazer a troca?

Coxim (suporte), rolamento, batente e coifa: essa é a composição do kit de amortecedor, cuja função é absorver ruídos e evitar a trepidação excessiva do veículo.

Mas, se engana quem pensa que o amortecedor, juntamente com a suspensão, serve somente para garantir o conforto dos passageiros. O sistema é essencial para melhorar a dirigibilidade do carro, além de promover melhor aderência ao solo e, com isso, garantir mais segurança nas frenagens.

Apenas para ilustrar, em 2022, entre janeiro e agosto, dados da Polícia Rodoviária Federal mostram que houve 1.770 acidentes nas estradas brasileiras, com 36 mortes no total, causados por veículos que estavam com algum tipo de problema mecânico. Por isso, atenção à manutenção do carro nunca é demais.

Normalmente, o kit do amortecedor precisa ser trocado quando houver desgaste nas peças — e isso costuma ocorrer simultaneamente em todas elas, daí a necessidade de substituição do kit completo. Continue a leitura para entender melhor a razão disso e quais os sinais de que algo não está funcionando bem!

Conheça as peças que compõem o kit de amortecedor

1. Coxim: trata-se de uma peça de metal, revestida por borracha, que fixa o amortecedor ao monobloco do veículo.

2. Rolamento: juntamente com a roda, é o que ajuda o amortecedor a fazer o movimento de giro. 

3. Batente: é um revestimento da haste do amortecedor, na qual a mola fica encaixada. Quando a haste se encolhe, o batente encosta no final dela.

4. Coifa: é uma capa, geralmente de borracha, que recobre e protege a haste do amortecedor. A peça aumenta a vida útil da haste, uma vez que previne o rompimento do retentor. 

Entenda como as peças no kit de amortecedor são encaixadas

Todas elas são encaixadas na haste do amortecedor. A primeira é o batente, que evita a batida da mola, cuja função é promover a harmonia dos movimentos. A coifa, por sua vez, fica em cima do batente, protegendo as peças contra impurezas como pó e graxa. 

Na sequência são encaixados o coxim com o rolamento, ambos fixos na carroceria. Embaixo do rolamento está localizada a mola. 

Saiba identificar problemas nos componentes do amortecedor

A revisão periódica do veículo é fundamental para evitar surpresas. Porém, alguns sinais indicam que há problemas, como o solavanco excessivo, a trepidação ao volante e a instabilidade ao frear. 

Você pode comprar as peças do kit de amortecer juntas — daí o termo “kit” — ou separadas. A vantagem da compra separada é que em alguns casos é possível escolher itens de diferentes fabricantes, obtendo maior qualidade. Existe a possibilidade, por exemplo, de uma determinada marca oferecer ao mercado molas excelentes, mas os coxins nem tanto.

Se não substituído, o kit desgastado poderá danificar os amortecedores. Batentes e coifas com problemas geralmente causam o vazamento de óleo nos amortecedores. Por isso, o ideal é substituir o kit juntamente com os amortecedores, pois trabalham em conjunto. Além disso, é fundamental trocar os amortecedores em pares, os dois dianteiros e os dois traseiros. 

Quando precisar trocar o kit de amortecedor, é importante também verificar todo o sistema de suspensão pois, geralmente, mais peças além do amortecedor terão que ser substituídas. Gostou das dicas? Então, continue a leitura e saiba quais os principais cuidados com amortecedores.

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