Você já passou por um buraco ou irregularidade na pista e percebeu uma certa instabilidade, ou mesmo um solavanco do carro? Essa movimentação excessiva é um indicador de que o sistema de suspensão – mais especificamente os amortecedores do veículo – pode estar com algum problema!
A finalidade dos amortecedores do veículo é, justamente, reduzir esses impactos e manter a estabilidade. Ou, em outras palavras, amortecer os movimentos da suspensão.
Além de conforto para quem está dentro do veículo, os amortecedores proporcionam maior segurança. Quando a peça apresenta problemas, pode trazer desgaste em outros componentes, como nos pneus.
Quer saber mais? Continue a leitura de nosso post!
O que acontece ao rodar com os amortecedores do veículo com problemas?
1. Menor conforto
O carro vai trepidar mais, ficar mais sujeito a movimentações dentro da cabine e sofrer mais oscilação, mesmo em vias irregulares. Isso traz menos conforto aos passageiros e, sem dúvida, ao motorista. Afinal, haverá mais solavancos e o volante ficará menos estável.
2. Mais riscos
Como o amortecedor desgastado interfere na aderência dos pneus ao piso, o risco de o condutor perder a direção, em função da instabilidade, é grande.
Em dias de chuva, o perigo é ainda maior, pois o carro pode sofrer uma condição conhecida como aquaplanagem – ou seja, quando o motorista não consegue ter controle do volante nem capacidade de frear em função da quantidade de água acumulada na pista e a baixa aderência dos pneus.
3. Maior desgaste dos pneus
Um veículo com amortecedores em dia tem melhor aderência ao solo. Isso faz com que o desgaste seja idêntico em todos eles, o que promove maior vida útil.
Aliás, um indicativo de que os amortecedores não estão bons é justamente o desgaste dos pneus. Se houver sinais de desgaste acelerado e irregular, os seus amortecedores podem ter reduzido a capacidade de manter o contato do pneu com a estrada.
4. Prejuízo ao sistema de suspensão
Caso não sejam substituídos, os amortecedores podem danificar o sistema de suspensão do carro. Isso porque, à medida que os amortecedores se desgastam, ocorrem mais movimentos na suspensão. Assim, outros componentes de direção, travagem e suspensão podem sofrer desgastes prematuros.
Como identificar falhas nos amortecedores do veículo?
Trepidação, movimentação excessiva da carroceria, direção “dura”. Estes são alguns indicadores de que está na hora de substituir os amortecedores.
Outros possíveis sinais de que a vida útil do amortecedor acabou são:
- batidas secas em pequenas irregularidades na pista;
- instabilidade não somente em vias irregulares, mas também em curvas;
- solavanco excessivo ao passar por uma lombada;
- carro muito baixo, com o paralama mais perto das rodas do que o normal, indicando que a molas estão com problemas;
- vazamento de óleo perto das rodas – na verdade, trata-se de vazamento do fluido de freio;
- redução da capacidade de frenagem. Segundo a engenharia automotiva, em média amortecedores com 50% de desgaste aumentam em até 1,80 metro a distância de parada do carro, em uma velocidade de 60 km/h.
Qual a vida útil de um amortecedor?
Em média, os amortecedores precisam ser substituídos a cada 40 ou 50 mil km – mas, como explicamos, isso é uma média! Afinal, várias coisas podem afetar a vida útil do componente, desde a forma de condução até as vias percorridas frequentemente pelo veículo.
Carros que transitam por estradas de terra ou vias com irregularidades e baixa manutenção, por exemplo, estão mais sujeitos a apresentarem problemas antes do tempo. Por essa razão, é muito importante ter atenção aos sinais de que algo não vai bem.
Importante explicar que a troca de amortecedores deve ser feita em pares. Ou seja, não vale substituir o amortecedor da roda dianteira esquerda sem fazer a troca do que está no lado direito. A razão disso é que pode ocorrer diferença de pressão entre a peça nova e a usada.
O 10km já trouxe um artigo com os principais cuidados que os motoristas precisam ter com relação aos amortecedores do veículo, vale a pena conferir os detalhes. Mas, detalhe bônus: a dica mais importante é fazer a manutenção regular do seu carro.
E o amortecedor recondicionado, pode ser usado?
Essa é uma dúvida bastante comum dos motoristas, que já esclarecemos na matéria citada (que você pode conferir aqui). Mas, via de regra, a dica é: entenda o que é um amortecedor recondicionado e a diferença de um remanufaturado.
No caso do recondicionado, a peça é desmontada e os componentes desgastados são substituídos.
Já o remanufaturado resulta de um processo industrial, com aval dos fabricantes.
Então, está claro que é mais seguro optar por uma peça original ou remanufaturada, certo?
Se mesmo assim você optar por um amortecedor recondicionado, cujo processo tenha sido feito por um profissional de confiança, é fundamental ter alguns cuidados:
- usar somente óleo hidráulico;
- caso seja preciso recondicionar a haste, o processo deve ser feito em uma retífica;
- a solda precisa ser elétrica e de alta resistência;
- dispositivos e anéis de vedação devem ser fabricados com materiais resistentes à ação química do óleo.
Agora que você já sabe para que servem os amortecedores do veículo e a importância do componente, fique por dentro dos cuidados com o sistema de suspensão e entenda como as irregularidades das vias afetam o carro! Leia mais aqui.