Com a pandemia do Covid-19, grande parte da população deixou de sair às ruas. Comércios, escolas, indústrias e restaurantes, entre outros empreendimentos, estão fechados, para evitar aglomerações e a disseminação do vírus. Com exceção de profissionais que atuam nos serviços básicos, todos estão deixando de usar o veículo com frequência. Você sabe como cuidar do carro durante a quarentena?
Além do tempo parado na garagem, que pode levar ao comprometimento da parte elétrica do carro, existem outros riscos, como problemas decorrentes da degradação dos combustíveis. E, se você precisar substituir uma peça, onde encontrá-la sem sair de casa?
As oficinas mecânicas e casas de autopeças também estão fechadas?
A decisão sobre quais os empreendimentos considerados essenciais, que devem permanecer abertos durante o período de vigência do isolamento social, cabe ao governo federal, estados e municípios. Assim, não há uma regra única no Brasil.
Serviços de saúde, postos de combustíveis, supermercados e empresas de alimentos (restaurantes, bares, lanchonetes, desde que atuem com entregas, sem consumo no local), por exemplo, estão liberados para funcionar na maior parte do país.
Porém, com exceção da área de saúde, todos os segmentos enfrentam restrições. Os postos de abastecimento são um exemplo disso. Apesar de serem considerados como serviço essencial, tiveram liberação da agência reguladora para flexibilizar o horário de funcionamento.
No caso de oficinas mecânicas e lojas de autopeças, a decisão tem sido tomada nas esferas municipais e estaduais. A solução, quando há a necessidade de um reparo urgente, é recorrer a serviços de entrega ou drive-trhu (caso seu veículo esteja funcionando, claro).
Como cuidar do carro durante a quarentena?
Mesmo que em sua região as oficinas e autopeças estejam funcionando, se você está em isolamento social, trabalhando em home office, não faz sentido descuidar do funcionamento do veículo, não é mesmo? Então, confira alguns cuidados para evitar as falhas mais comuns.
Ligue o motor
Pelo menos duas vezes por semana, ligue o motor do veículo por 10 a 15 minutos, ou até que ele atinja a temperatura de trabalho.
No entanto, se você mora em um local com estacionamento no subsolo, tenha cuidado. Se for possível, ligue o carro em um lugar que permita a dispersão dos gases, como perto do portão. Caso contrário, cogite dar uma volta no quarteirão.
Acione os dispositivos elétricos
Além de ligar o motor, acione os vidros, as travas das portas, o ar-condicionado, os limpadores de para-brisas e os ejetores de água.
Tenha atenção ao combustível
A gasolina e o diesel, no tanque do carro, duram cerca de três meses, sendo que o prazo de validade da gasolina aditivada é maior. O etanol, por sua vez, pode durar até um ano. No entanto, com a chegada das temperaturas mais frias, é preciso ter cuidado com o biocombustível, pois a partida pode ser prejudicada.
Vale destacar que a durabilidade dos combustíveis fósseis (gasolina e diesel) pode ser afetada pela presença de oxigênio. Assim, se houver pouco combustível, haverá maior contato com o oxigênio presente no tanque. Combustíveis deteriorados podem obstruir os injetores e filtros.
Troque o óleo
Se possível, leve o veículo para uma troca de óleo do motor e do fluido de freio, além dos filtros. Quando parado por muito tempo, o lubrificante perde suas propriedades.
O que fazer se mesmo assim o carro apresentar problemas?
Na maior parte das cidades, é possível encontrar oficinas mecânicas abertas, mas você também pode chamar o profissional de sua confiança para atender em casa, sem a necessidade de ter que se deslocar.
Caso busque por peças automotivas, isso também é viável. É possível orçar online, por meio da plataforma do 10km.
O 10km faz o orçamento das peças e acessórios que você precisa te ajudando a encontrar o melhor custo-benefício sem sair de casa.
Agora que você já sabe a importância de cuidar do carro durante a quarentena, confira algumas dicas para livrar o seu veículo da oficina!