Segurança, melhor conforto térmico ou mesmo estética: existem diversas razões que justificam o uso de uma película no vidro do carro. Porém, nem sempre esse material está de acordo com a legislação – por isso, a aplicação de Insulfilm no para-brisa deve atender a algumas regras.
Por que existem restrições à aplicação de insulfilm no para-brisa?
A restrição é por causa da cor. O Insulfilm não é proibido, a menos que o escurecimento seja exagerado. Muitos motoristas aplicam películas mais escuras, ou usam uma sobre a outra, o que dificulta a visibilidade, tanto de dentro para fora, quanto de fora para dentro.
Isso traz vários riscos, inclusive para quem está guiando o veículo, pois a visão pode ficar comprometida. Além disso, a película escura impede que a fiscalização identifique, do lado de fora, uma eventual situação de risco, como alguém usando o celular ao dirigir ou consumindo bebidas alcoólicas.
Mas, nem todo insulfilm é proibido. Existe uma resolução que estabelece os critérios aceitáveis, estabelecida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que deve ser seguida pelos motoristas.
Qual tipo de insulfilm é permitido no para-brisa?
A Resolução 254/2007 do Contran, também conhecida como “Lei do Insulfilm”, estabelece graus de visibilidade/ passagem de luz para cada vidro do veículo. Esse limite é medido por meio de um aparelho chamado luxímetro.
1. O insulfilm no para-brisa deve ter transparência de 75% (ou escurecimento de até 25%), desde que o vidro seja incolor. No caso de para-brisas coloridos, a resolução determina no máximo 70%.
2. Nos vidros laterais a transparência precisa ser de pelo menos 70%, uma vez que eles também são importantes para dirigibilidade.
3. No vidro traseiro o limite também é de 70%, desde que o veículo tenha retrovisor externo direito.
4. Para veículos dotados de teto solar, não há restrições nessa área.
Qual a multa para quem aplicar insulfilm escuro, além do permitido?
O valor da multa é de R$ 195,23. Além disso, o veículo pode ser retido para regularização e o condutor recebe 5 pontos na CNH.
Para que serve o insulfilm no para-brisa?
Só estética? Não! O uso de insulfilm traz vários benefícios, confira:
- conforto térmico, uma vez que o insulfilm ameniza a incidência de luz solar e o consequente aumento de temperatura dentro do carro. Além disso, existem películas que bloqueiam até 99% das emissões de raios UV;
- economia, pois com menor calor interno, o uso de ar-condicionado também é reduzido, o que contribui para diminuir o gasto com combustível;
- redução do brilho, que pode prejudicar a visibilidade do motorista;
- a película garante segurança extra em caso de acidente que danifique os vidros;
- por fim, a película reduz o risco de ações criminosas, uma vez que a visibilidade do interior do carro é reduzida, o que garante maior segurança e privacidade.
O que é película anti-vandalismo?
E já que falamos em segurança, é preciso explicar que existem películas mais resistentes, feitas com lâminas de poliéster, que aumentam a resistência dos vidros contra impactos (caso alguém jogue uma pedra ou tente quebrar os vidros).
No entanto, a proteção é mais restrita do que os vidros dos carros blindados, pois a película não consegue, por exemplo, ser à prova de tiros.
E se por acaso, seu para-brisa trincou ou quebrou e você precisa fazer a troca, solicite o orçamento gratuitamente através do aplicativo 10km e obtenha cotações de vários lojistas próximos de você. Assim você faz a melhor escolha com o melhor custo-benefício.