A vida útil do amortecedor depende muito das vias pelas quais o veículo circula. Carros que rodam muito em ruas de terra ou esburacadas podem ter problemas com a peça bem antes do prazo previsto para substituição — que, normalmente, é de 40 mil km.
Por isso, é importante ter atenção a alguns sinais, como ruídos ou solavancos, que indicam o desgaste. Assim, além de garantir o conforto, já que a função da peça é filtrar as imperfeições da pista, o veículo se torna mais seguro, pois um amortecedor ruim também pode causar instabilidade na direção.
De quanto em quanto tempo devo trocar o amortecedor?
Não existe uma quilometragem certa, embora muitos profissionais sugiram 40 mil km. Como explicamos, isso depende muito das vias por onde o veículo circula. Em ruas bem pavimentadas o risco de danos à peça é muito maior do que quando o carro percorre estradas de terra e locais com buracos na pista, por exemplo. Carga excessiva também compromete a peça.
Como saber se está na hora de trocar o amortecedor?
Se o carro trepida ao passar por algum buraco, lombada ou quebra-molas, é sinal de que a peça não está fazendo sua função, que é amenizar essa instabilidade. Neste caso, vale a pena trocar logo, antes que o sistema de suspensão seja comprometido.
Instabilidade no volante também indica que o amortecedor está ruim?
Sim, este pode ser um dos sinais de que o amortecedor precisa ser trocado. Isso porque o desgaste do amortecedor reduz a aderência do veículo ao piso, fazendo com que o motorista tenha mais dificuldade em controlar o carro.
Além do desconforto, isso aumenta o risco de acidentes, especialmente quando chove, pois o veículo pode sofrer aquaplanagem. Em curvas, a falta de estabilidade também eleva o risco.
Então, pneus com desgaste irregular também indicam problemas no amortecedor?
Certamente. Se você observar que o desgaste está irregular, com deformações na banda de rodagem, bolhas e marcas na região central, provavelmente seu amortecedor precisa ser trocado.
O motivo das deformidades é justamente o fato de que a aderência dos pneus ao solo não está ocorrendo.
Como saber se o batente do amortecedor está ruim?
É preciso verificar se não houve adesão de elementos abrasivos na haste do amortecedor. Se houver desgaste do batente, o amortecedor precisa ser trocado.
Existem outros sinais de que os amortecedores estão com problema?
Além do barulho e solavancos, um dos sinais mais evidentes é o carro mais baixo, o que mostra que as molas estão desgastadas.
Outro indício, que muita gente não associa ao amortecedor, é o aumento da distância de frenagem. Amortecedores com 50% de desgaste podem aumentar em 1,80 metro essa distância, quando o veículo está a 60 km/hora, de acordo com testes realizados pela Monroe, fabricante da peça.
O amortecedor afeta até mesmo o sistema de iluminação do carro — afinal, se ele tem instabilidade, o feixe de luz também pode ser comprometido, prejudicando a visão do motorista. Por fim, vazamentos de óleo perto das rodas também é um sinal de alerta.
É preciso trocar os amortecedores aos pares?
Sim, o ideal é trocar todo o conjunto, ou pelo menos o par de cada eixo, justamente para evitar instabilidades.
Gostou das dicas e quer saber mais sobre amortecedores? Confira este outro artigo que mostra como preservar a peça por mais tempo!