Questões relacionadas à segurança representam a principal causa do vidro da porta do carro quebrado. Basta deixar o veículo estacionado em um local suspeito, com algo de aparente valor à vista, que o risco aumenta.
Apesar dessa não ser a única razão de vidros quebrados ou trincados — acidentes também podem aumentar a chance disso acontecer —, é importante ter atenção aos riscos e evitar danos ao veículo. Confira nossas dicas!
Como evitar ter o vidro da porta do carro quebrado por roubos ou furtos?
Em geral, os criminosos buscam objetos de valor, como bolsas, aparelhos eletrônicos (notebook, smartphone ou mesmo GPS), óculos escuros e estepe do carro. Até mesmo cadeirinhas infantis podem estar na mira dos bandidos — afinal, dependendo do modelo ou do fabricante, algumas delas podem custar mais de R$ 3 mil. Por isso, tenha atenção às dicas para evitar roubos e furtos.
Roubos são comuns no trânsito
Quem mora em uma grande cidade sabe que, muitas vezes, o congestionamento intenso deixa os carros praticamente parados, mais expostos à ação de criminosos. Por isso, nunca deixe itens de valor à vista e evite mexer no celular — aliás, mesmo que você esteja parado em um sinal vermelho, usar o aparelho é uma infração de trânsito.
A mesma orientação vale para outros ocupantes do veículo. É preciso ter atenção caso alguém se aproxime do carro. À noite, o cuidado deve ser redobrado. Se o roubo for inevitável, mantenha a calma e não reaja.
Cuidado com o carro estacionado
Ao estacionar o veículo, as orientações são:
- não deixe objetos de valor à vista. O que não puder ser levado com você deve ser guardado no porta-malas;
- sempre que possível, pare em estacionamentos ou locais iluminados e movimentados. Se o carro tiver alarme, a chance de ter o vidro do carro quebrado é menor;
- evite colar no veículo adesivos que possam indicar estilo de vida ou padrão econômico, como logotipos de clubes, escolas, entre outros. Isso pode chamar mais a atenção dos criminosos;
- não permaneça dentro de um carro estacionado, mesmo que esteja aguardando alguém.
O que fazer se o vidro for quebrado?
Se, mesmo com todos os cuidados, você teve o vidro da porta do carro quebrado, é importante saber que os vidros laterais são formados por chapas de vidro temperado, diferentemente do para-brisa, que é laminado.
Isso significa que, ao se partir, o vidro temperado vai se despedaçar em vários cacos. Por isso, mesmo que seja uma pequena rachadura, é importante substituir o material, para não correr riscos.
Uma alternativa para aumentar a segurança é aplicar, nos vidros, uma película antivandalismo, que é composta por lâminas de poliéster que aumentam a resistência dos vidros contra impactos, principalmente de pancadas. Nesse caso, o vidro pode até quebrar, mas a película funcionará como uma camada protetora, evitando os estilhaços.
Ao realizar a troca do vidro do carro, certifique-se da procedência do produto, verificando se os vidros são originais e fabricados com as mesmas especificações e normas dos produtos de fábrica.
Precisa de uma cotação do produto? Entre em contato agora mesmo com o 10Km e obtenha rapidamente orçamentos de lojas diferentes para comparar.