Reforce a manutenção da moto: quais barulhos significam problema?

Esqueceu a manutenção da moto esse ano? Cuidado! Muitas vezes um problema comum e fácil de resolver pode pegá-lo desprevenido. 

Assim como no corpo humano, nas motos, cada sistema precisa realizar suas funções perfeitamente, para garantir o bom funcionamento do todo. Então os detalhes são muito importantes, desde a montagem à revisão. 

Quando você está com gripe, um dos indicadores é a tosse, certo? A moto também apresenta sintomas quando não está em perfeitas condições. Podemos comparar a tosse aos barulhos estranhos do motor da moto.

Embora bastante comuns, muitos pilotos não sabem o que significa alguns tipos de sons. Por isso hoje daremos algumas dicas para você identificar com facilidade os defeitos no seu veículo a partir da audição.

Abaixo você confere os principais indícios de que está na hora de fazer uma manutenção na sua motocicleta.

Barulhos e sons incomuns: cuidado com o motor

O sintoma mais simples para detectar algum problema no veículo são os barulhos. Ao dar partida o dono que conhece bem sua motoca já consegue distinguir se há algo de errado.

Todo veículo tem seu som característico do motor e ele costuma aumentar com o passar dos anos, mas alguns barulhos específicos vêm acompanhados de defeitos em peças:

Barulho de metais

  • Barulhos de metais batendo são sinais de desgaste e folga da corrente de comando do motor.

Barulho de arranhão

  • Sons que vem do motor e parecem arranhões significam necessidade de trocar o óleo já! Na quantidade e fórmula indicada em cada manual do proprietário! O nível de óleo aumenta o atrito no motor, podendo gerar o desgaste de várias peças: pistão, rolamentos, anéis. 

Barulho de motor engasgado

  • Se o problema já começa na hora em que você dá a partida e o motor parece “engasgar”, pode ser que o cabeçote ou as bronzinas estejam desgastadas. Isto pode ser evitado com a lubrificação correta dos componentes internos do motor.

Lembre-se de fazer a manutenção da moto

É importante cuidar bem da moto, afinal, isso garante a sua segurança e do seu passageiro! 

Antes de sair rodando por aí, você pode verificar visualmente e com ajuda da audição como anda a “saúde de sua moto”. Testar luzes, freio, pedais são atitudes simples, mas essenciais para pilotar com segurança.

Lembre-se: a cada 6 mil quilômetros rodados você deve levar o veículo para uma revisão.

Na oficina, seu mecânico fará uma inspeção geral dos sistemas. Isso inclui a verificação da bateria, lubrificantes e óleos, luzes, pneus, freios, embreagem, mangueiras, anéis, entre outros

Em alguns casos, o mecânico pode lançar mão de uma ferramenta muito usada, o scanner para motos. Ele detecta problemas na injeção eletrônica dos modelos mais novos de motocicleta, com agilidade e precisão .

Além disso, pode ser realizada uma limpeza nos filtros, regulagem na transmissão e marchas, análise da vida útil das peças… Algumas precisarão ser trocadas, o que é normal, pois toda peça tem uma durabilidade.

Nesse caso, lembre-se que no 10km você encontra as peças que você precisa com o melhor custo-benefício, isso porque fazemos para você o orçamento dessas peças em diversas lojas de uma só vez.  

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