Para reduzir furtos, Audi oferece peças gratuitas para modelos no Brasil

Montadora alemã lança campanha inusitada no mercado brasileiro para derrubar o preço de peças e desestimular furto da grade do A3, A4 e Q3.

Por Thiago Ventura

Carro Esporte Clube

A montadora alemã Audi iniciou uma ação de pós-venda inusitada no Brasil: vai oferecer reposição gratuita da grade frontal inferior para os clientes! A campanha é válida por período indeterminado para proprietários dos modelos Audi A3, A4 e Q3, a partir do ano 2013.

O objetivo da marca das quatro argolas é acabar com o furto de peças nesses modelos. Uma estatística feita pela pós-venda aponta que cerca de 90% da demanda de reposição da grade inferior do parachoque dos modelos é devido ao furto. Como a segurança pública não é responsabilidade da empresa, ela resolveu agir de outra forma para acabar com o problema.

Segundo José Sétimo Spini, diretor de pós-vendas da Audi do Brasil, “a estratégia com esta ação é simples: se o cliente repõe a peça sem custo em uma concessionária, o interesse pelo furto diminuirá porque o item não terá mercado e os clientes não terão mais este problema”.

Fizemos uma consulta sobre o valor das peças na concessionária Audi Center de Belo Horizonte. Para saber o valor exato, é necessário informar o chassi do veículo e o preço varia de acordo com o ano/modelo. No caso do sedã ou hatch compacto Audi A3, por custar entre  R$ 470 e R$ 810. Já a reposição da peça para o SUV compacto Q3, que tem três modelos diferentes de grade, pode variar entre R$ 290 e R$ 850. Pagar pelo prejuízo para o sedã A4, é preciso desembolsar entre R$ 580 e R$ 850.



Segundo a Audi, a ação começou em julho e seguirá por tempo indeterminado. A montadora promete bastante agilidade para deixar o cliente feliz: basta apresentar o Boletim de Ocorrência com as informações do veículo e do ocorrido na concessionária de sua preferência. A reposição é feita de forma imediata e leva poucos minutos. 

É a iniciativa privada fazendo alguma coisa para amenizar o problema! Quem sabe não fica de exemplo para outras marcas?

Consumidor satisfeito

Com ações semelhantes, os proprietários acabam elogiando bastante a montadora alemã. Em junho, ela foi eleita a marca do segmento premium que melhor atende os consumidores na área de pós-vendas no país, de acordo com pesquisa de satisfação do consumidor CSI Brasil 2019 (Customer Service Index Brasil), realizada pela consultoria J.D. Power. A Audi atingiu 864 pontos, a melhor pontuação dentre todas as marcas envolvidas no estudo respondido pelos consumidores. No segmento de luxo, a Audi ficou mais de 20 pontos à frente do segundo lugar.


O CSI Brasil 2019 se baseia nas avaliações de 4.920 proprietários que adquiriram veículos novos entre dezembro de 2015 e novembro de 2017 e que realizaram algum serviço em uma concessionária autorizada nos últimos 12 meses. O estudo foi realizado de novembro de 2018 a abril de 2019.

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