A importância da pesquisa de preço para diminuir o custo da manutenção

Muitas vezes consertar o veículo é uma grande dor de cabeça. Além da dor de cabeça inesperada, encontrar o local adequado, fazer orçamentos e tentar diminuir o custo da manutenção é um desafio.

Sem contar o tempo para aguardar peças e serviços. Afinal, ninguém que depende do carro ou da moto para se locomover pode deixá-los muito tempo na oficina. 

Por conta disso, nesses momentos, muitos optam por deixar tudo na mão do mecânico ou da seguradora, principalmente orçamento de peças automotivas. Mas será que esta é a melhor opção? 

Como diminuir o custo da manutenção

Suponhamos que você precise de uma nova geladeira. Sua primeira atitude provavelmente é pesquisar valores na internet ou visitar várias lojas antes de fazer a compra. 

É senso comum que lojas praticam preços diferentes e oferecem condições especiais de acordo com as suas políticas. Ou seja, quanto mais você pesquisar, melhor pode ser o valor final na compra. 

Mas, se você pesquisa preços para comprar diversos produtos, porque não faz o mesmo com as peças do seu veículo

Abaixo algumas dicas para você fazer o melhor negócio na hora dos reparos e revisões:

1 – Não se deixe levar pelo desespero 

Mesmo sendo um momento de tensão, quando o carro ou a moto precisam de algum reparo imediato, cautela é a melhor opção.

Assim como a compra por impulso, a escolha rápida de um local e a pouca atenção aos valores de autopeças acaba levando a  maioria dos consumidores a aceitar um baixo “custo x benefício” sem saber.

2- Conheça seus direitos

Caso seu veículo seja novo ou ainda esteja na garantia, consulte o que está descrito no contrato no momento da revisão ou manutenção. Se não houver restrições especificadas, uma ótima saída é levar o carro ou moto até a oficina e comprar você mesmo as peças recomendadas pelo estabelecimento.

Como cliente, você tem o direito de pesquisar preços em outras concessionárias e oficinas mecânicas, antes de realizar qualquer serviço ou troca de autopeças. Recusar serviços adicionais à revisão prevista pela montadora também não compromete a garantia.

Não esqueça de verificar no manual do veículo quais os serviços que realmente devem ser feitos nas revisões, evitando assim gastos com serviços desnecessários e com o custo de manutenção do veículo.

3- Abuse dos orçamentos pela internet

A sexta edição da pesquisa* do Zoom, realizada em parceria com a Consumoteca, em 2018,  afirma que o preço é o fator mais importante para o consumidor na hora da compra!

Logo após, vem a experiência de compra, inclusive pela internet! A 2º edição do Estudo do Setor de Autopeças, feito pelo Google, apontou que a procura pela categoria de autopeças vem crescendo a um ritmo de 40% ao ano, e o varejo digital é um dos grandes responsáveis.

Tornou-se seguro, cômodo e econômico pesquisar preços pela internet inclusive para comprar peças automotivas!

Por isso, quando precisar orçar peças para o seu veículo em várias lojas de uma vez e quiser diminuir o custo da manutenção, solicite o que precisa no site do ou app do 10km. Uma plataforma que te ajuda a comparar orçamentos e escolher a melhor opção.

  É rápido, fácil e gratuito.


Artigos recomendados