Seu veículo está oscilando, com trepidações ou alguma instabilidade? Tenha atenção, pois problemas com o sistema de suspensão podem colocar em risco a sua segurança. Porém, se a manutenção dos componentes for necessária, você sabe como escolher entre as diversas marcas de amortecedor disponíveis no mercado?
Para simplificar, vamos explicar quais os diferentes tipos de amortecedores e quando utilizar cada um deles. Continue a leitura para entender melhor!
Quais são as características dos amortecedores?
O amortecedor é um componente fundamental para garantir a estabilidade do veículo. Porém, existem tipos diferentes.
Amortecedor hidráulico
Esse é o mais acessível e comum, presente em grande parte dos veículos de passeio. O componente consiste em um sistema formado por óleo lubrificante e ar. Cada substância fica em um reservatório específico dentro do pistão.
Porém, com o uso ele perde a eficiência. Isso porque o lubrificante pode se misturar com o ar, causando a formação de bolhas, que reduzem a eficácia dos amortecedores.
Amortecedores a gás
No caso deste componente, o ar é substituído por nitrogênio pressurizado, que aumenta o desempenho e a durabilidade do amortecedor. Os benefícios são maior estabilidade, resistência aos movimentos e aderência à pista.
Além disso, não ocorrem reações entre o óleo e o nitrogênio, o que faz com que, independentemente das condições de uso, o funcionamento do amortecedor seja sempre uniforme. Outro benefício é que, sem oxigênio, não há risco de oxidação, o que aumenta a durabilidade do componente.
Amortecedores eletrônicos
Com alta tecnologia, esses equipamentos, presentes em alguns modelos de luxo, funcionam por meio de um sistema de comando eletrônico, o qual controla individualmente os amortecedores de cada uma das rodas.
Assim, mesmo em curvas ou variações bruscas de direção, a estabilidade é mantida.
Esse tipo de amortecedor, cuja manutenção mais cara, é mais usado em utilitários, SUVs e veículos de carga.
Quais as melhores marcas de amortecedor e como escolher a ideal para meu carro?
O amortecedor ideal é aquele que garante maior estabilidade e desempenho. Em caso de dúvidas, a melhor opção é conferir as recomendações do fabricante, no manual do veículo.
De modo geral, veículos leves têm bom desempenho com os amortecedores hidráulicos. Para os maiores, como aqueles que contam com tração 4×4, os modelos a gás, também chamados de pressurizados, são mais recomendados.
Qualidade do amortecedor
Existem muitas marcas de amortecedores no mercado e a qualidade desse componente depende do tipo de veículo em que ele será utilizado.
Por exemplo, modelos hidráulicos são recomendados para automóveis antigos e linha pesada. Já os amortecedores a gás ou pressurizados são indicados para veículos mais modernos, nos quais o sistema de suspensão é mais suscetível a irregularidades.
Para escolher um amortecedor de qualidade, é fundamental verificar a marca, lote e data de fabricação, bem como a certificação do Inmetro. Além disso, vale observar as condições de garantia oferecidas pelo fabricante.
Afinal, como escolher as melhores marcas de amortecedores?
Depois de entender a importância da peça, conhecer os tipos e a importância de troca no momento adequado, é preciso saber identificar as melhores marcas. A variação de preços pode ser muito grande, mas, na hora de trocar, é preciso levar em consideração outras características além do preço. Garantia, durabilidade e desempenho do produto são essenciais.
As marcas de amortecedores mais conhecidas são Cofap, Nakata, Monroe e ACDelco. A Nakata é uma empresa nacional e com grande tradição no mercado de autopeças. As demais citadas estão presentes no Brasil há muitos anos e oferecem produtos de grande qualidade.
Assim, é fundamental verificar o manual do automóvel e conversar com seu mecânico de confiança para entender quais as melhores marcas de amortecedor e, mais do que isso, escolher aquela que é mais indicada para seu veículo.
E, antes de comprar, já sabe: consulte o 10km para conseguir os melhores preços!