Conheça agora os sinais de problemas na parte elétrica das motos

Sua moto falha enquanto você pilota na rua? Desliga sozinha? As luzes do painel e a buzina não funcionam? Fique ligado! Estes são sinais de que há um problema na parte elétrica da sua moto.

Quando estes sinais aparecem, muitas vezes  é porque o sistema de carga não gera energia para a bateria. Certamente, podem ser diversos os motivos, entre eles a queima do fusível e outras questões fáceis de serem resolvidas.

As oficinas seguem um “manual de serviço” para encontrar o defeito do sistema. É o que chamam de fluxograma de diagnóstico. Ele representa uma série de testes feitos na motocicleta dos mais simples aos mais complexos.

Os mais simples são testes de funcionamento do fusível. Os mais complicados são testes do estator e do retificador.

Existem duas maneiras de verificar a parte elétrica:

  • medindo a resistência das bobinas;
  • medindo a voltagem que alimenta a bobina principal da bateria.

Abaixo você encontrará alguns dos problemas mais comuns da parte elétrica das motos e os motivos pelos quais eles acontecem.

Problemas mais comuns na parte elétrica de motos

O sistema elétrico da motocicleta inclui as conexões, cabeamento (chicote), os terminais de fios e os botões de comando.

Embora estes itens venham protegidos de fábrica, mas podem sofrer danos por efeitos climáticos e fim de vida útil das peças.

Por isso, trouxemos os 5 defeitos mais comuns do sistema elétrico das motos e os sinais de que eles estão acontecendo:

Parte elétrica exposta, curtos e sobrecargas

Problemas constantes nas luzes, funções no painel com defeitos e falhas na buzina podem ser derivados de curtos e sobrecarga da parte elétrica. Nesse tipo de situação fusíveis e lâmpadas queimam com bastante frequência.

Ou seja, existe um curto circuito impedindo que a carga chegue a bateria, por conta de um filamento aberto. Para evitar, é fundamental vedar bem toda a parte elétrica da motocicleta.

Caso você já tenha algumas noções de mecânica, pode realizar um breve diagnóstico. Na oficina mecânica é usado um multímetro para verificar a passagem de corrente.

Muitas vezes a avaliação mostra quais peças precisam ser substituídas. Entretanto, se estiver tudo certo com a bateria, o problema pode ser mais sério, nos terminais do gerador ou no retificador.

Oxidação dos terminais e conexões

Os sinais mais comuns de oxidações são falhas na parte de ignição do veículo. Caso você precise empurrar a moto para que ela funcione, provavelmente existe algum defeito na ignição e até no motor e velas.

Esta oxidação é causada pelo contato dos componentes do sistema com água, poeira e umidade.

Deve-se sempre limpar o sistema e aplicar um spray próprio para ignição, terminais, bobina e fios, de acordo com o manual.  

Problemas na bateria

A bateria é responsável por alimentar o sistema elétrico. Se a moto não liga ou os faróis estão fracos, você deve ficar atento.

Instalar componentes extras no veículo, como alarmes e luzes, usam mais corrente elétrica da bateria. Se ela estiver fraca e acabar a carga, o motor vai parar de funcionar, deixando você na mão. Estator e retificador também podem sofrer danos.

Só instale componentes que respeitem o que especifica o manual da sua moto.

Nesse sentido, em caso de emergências, tente dar uma carga na bateria e não mantenha o veículo desligado e parado por períodos muito longos.

Falhas na Injeção eletrônica

A moto perdeu potência, o consumo de combustível mudou bruscamente ou você percebeu fumaça no escapamento? Pode ser a injeção eletrônica.

Ela gerencia o ciclo de queima do combustível, mantendo adequada a mistura entre ar e combustível, responsável pela combustão que faz o motor funcionar.

Detectar o problema exato da injeção, só na oficina mecânica. No local os profissionais dispõem de scanners próprios para a leitura e a configuração de injeções eletrônicas, corrigindo falhas com rapidez.

Teste Simples da parte elétrica

Dessa forma, se a moto apresentou algum dos sinais acima faça o seguinte teste:

  • Observe se as luzes piloto do painel acendem ao ligar a chave de ignição. Tente acender o farol e dê partida. Teste também a buzina.
  • Caso a luminosidade do farol torne-se fraca ou apague, pode ser um problema com a bateria ou nas suas conexões.
  • A moto deu partida? Certamente o defeito estará em algum componente do sistema elétrico.
  • Nos casos de falhas de potência e na partida, o motor de partida pode estar danificado. Vá até uma oficina.

Enfim, essas são as dicas de hoje para analisar se a parte elétrica da sua moto está em perfeitas condições. Curta a página do 10km no facebook e continue acompanhando os conteúdos!


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