Por que fazer a manutenção das pastilhas de freio?

Quando falamos em freio, é fundamental lembrar que ele é um dos principais itens de segurança de um veículo. Logo, a manutenção das pastilhas, discos, lonas, tambor e muito mais.

Redobrar a atenção com estes e outros sistemas do carro é importante também para economizar com revisões e trocas de peças.

Por conta disso, decidimos tirar as principais dúvidas dos motoristas sobre o sistema de frenagem. Continue lendo para não perder nenhuma dica!

Tipos de Freio dos carros  

Você sabia que existem diversos tipos, muito além dos conhecidos modelos a tambor? Os principais são:

  • Freio a tambor
  • Freio a disco
  • Freio ABS
  • Freio de estacionamento

Quando falamos em tipos de freio, existem muitas diferenças, em material e funcionamento.

Os modelos a tambor são hidráulicos.Ou seja, funcionam aplicando uma pressão sobre o fluído, quando o condutor aciona o pedal. Esta pressão é repassada até a roda e faz o carro parar. Normalmente, ele é de metal.

Já os modelos a disco são uma evolução aos anteriores. Também funciona pelo sistema hidráulico, mas permite maior controle sobre o carro. Outra vantagem é que ele funciona transformando a energia do movimento do veículo em calor. Consequentemente, resulta no atrito da roda com o disco que faz o carro parar.  

Uma curiosidade é que, pelo custo de fabricação, as montadoras adotam a prática de utilizar estes freios apenas nas rodas dianteiras.

O famoso Freio ABS (Antilock Breaking System), é um sistema antitravamento, que foi muito usado em aeronaves. Desde 2014, os carros fabricados ou vendidos no Brasil devem ter este tipo de freio.

Sua principal característica é distribuir uma pressão ajustada em cada roda do carro. Isso acontece pelo monitoramento dos pneus. Esta informação é passada ao sistema ABS e ele faz com que as pastilhas de freio apliquem pressão de forma progressiva para desaceleração do veículo.

O Freio de Estacionamento é simplesmente o freio de mão. Ele mantém o veículo parado quando estacionado ou nas subidas. Com o avanço da tecnologia automotiva, ele passou de alavanca para um botão, no entanto continua simples de usar.

O que são as pastilhas de freio?

As pastilhas são peças que entram em atrito com o disco de freio quando o condutor aciona o pedal. Seus valores dependem do modelo do carro, porém giram em torno de 50 a 200 reais.

Existem 4 tipos principais de pastilhas de freios:

  • Pastilhas de compostos orgânicos: são produzidas com celulose e resina fenólica. Apesar de gastarem menos o disco de freio e serem ótimas para rodar na cidade, elas duram menos que as outras e não suportam altas temperaturas.Ideal para carros leves.
  • Pastilhas de composto semi-metálico ou organometálicas: são produzidas com resina e metais. Embora durem mais que as anteriores, elas tem um custo mais alto e geram ruídos.
  • Pastilhas de composto metálico:  são produzidas com metais e tem um alto desempenho. Por consequência, seu preço é elevado. Elas fazem o veículo gastar mais combustível pois são mais pesadas.
  • Pastilhas de composto sinterizado: são produzidas por cerâmica e metais em pó. O preço é ainda mais elevado que a anterior, contudo, o desempenho e durabilidade é maior que todas as outras. São bastante indicadas para quem usa muito o veículo.

Quando trocar as pastilhas?

Essa é uma questão muito importante para o proprietário de um veículo. Não há uma regra expressa em relação as datas. Mas, você pode sempre realizar a manutenção preventiva.

Nos carros mais modernos você encontrará uma luz no painel que avisa quando as pastilhas necessitam de manutenção.

Em outros casos, a maioria dos mecânicos indica a revisão a cada 30 ou 40 mil quilômetros. Em cidades com trânsito intenso e carros que são utilizados para trabalhar na Uber, 99 POP e outros, as frenagens são mais constantes. A troca das pastilhas deve acontecer a cada 20 mil quilômetros.

Após a troca, tenha cuidado ao pisar no pedal, pois ele pode ficar elástico, termo usado pelos mecânicos para a sensação de freio macio (quando você pisa em uma espuma/esponja). Isto ocorre porque o ar não foi sido totalmente eliminado. Então freie suavemente!

Você mesmo pode comprar as pastilhas, mas não economize nesta peça. Busque no seu manual do proprietário qual modelo é o indicado para o seu carro. Preze pela qualidade e durabilidade, pois este é um importante item de segurança!

Caso precise trocar as pastilhas de freio, solicite o orçamento das peças no 10km.

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